terça-feira, 6 de novembro de 2007

A folha de papel



Quando mais jovem, por causa de meu caráter impulsivo, tinha raiva e na menor provocação, explodia magoando meus amigos, com palavras e gestos.
Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.
Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, e me entregou uma folha de papel lisa e dizendo:
- Amasse-a!
Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.
Agora - voltou a dizer-me: deixe-a como estava antes.
É obvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentei, o papel ficou cheio de pregas.
Então, disse-me o professor:
- O coração das pessoas é como esse papel... a impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro deste papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar.
Quando magoamos com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mais muitas vezes é tarde demais.

Alguém disse, certa vez:

"Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio"

Retirei esse texto de algum lugar que não me lembro mais da internet, e passei a levar a vida seguindo esse pensamento. Hoje sempre estou revendo se mais guardo minha folha diária ou se a amasso e jogo no lixo.
-Ujio-

3 comentários:

Vampira Olímpia disse...

Meu anjo,
só magoamos quando há sentimento, pq sem ele as palavras tornam-se vazias... lembre-se disso também.
Adorei a reflexão!
Beijoooooooooooooooos

Unknown disse...

Ujio,
bonita a mensagem....
Pois é, as vezes, a gente da importancia pra pequenas coisas, e amassamos as folhas que nunca deveríamos sequer pensar em amassa-las......o estrago foi feito, as coisas podem ate voltar ao normal,nos perdoam, mas a lembrança do que foi dito ou feito, permanece dentro daquele que foi "amassado", mesmo que tente sufocar......E acredito que isso aconteça ate com quem não temos um sentimento grande,com aqueles que falamos um simples bom dia, qdo não paramos pra pensar o que iremos fazer e dizer, magoamos a todos. Só que estes, não farão nada pra nos perdoar....Eu tenho muito que aprender, rs
Beijosssss carinhosos

Denise disse...

Chico Xavier dizia
palavras proferidas não tem volta e a energia delas pode tanto construir quanto destruir
Está em nós a escolha.

linda historia
Lindo você meu amigo

afagos